quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mais de 50 partidos da esquerda latino-americana participam de encontro em Manágua

Foro de São Paulo: Mais de 50 partidos participam de encontro em Manágua


Representantes de mais de 50 partidos de esquerda latino-americanos e caribenhos e cerca de 140 personalidades convidadas devem participar do 17° Encontro do Foro de São Paulo, em Manágua, capital da Nicaragua, que ocorre a partir desta quarta-feira (18) e vai até a sexta-feira (20). O encontro é coordenado pelo secretário executivo do FSP, Valter Pomar, dirigente nacional do PT. O secretário nacional de Movimentos Populares do PT, Renato Simões, também participa do evento.

Está sendo aguardada a presença do ex-presidente brasileiro Lula, que chega a Manágua na próxima quinta-feira (19). Também está prevista a participação do chanceler da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, e de Ricardo Alarcón, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente do Parlamento cubano, além da líder indígena guatemalteca e prêmio Nobel da Paz Rigoberta Menchú, e do ex-presidente da República Dominicana Hipólito Mejía, representando o Partido Revolucionário Dominicano (PRD).

De acordo com a agenda do encontro, os participantes do 17º Encontro do Foro de São Paulo serão distribuídos em mesas de trabalho sobre autoridades nacionais, estaduais e municipais; meio ambiente e mudanças climáticas; trabalhadores de arte e cultura; democratização da informação e comunicação; mulheres, parlamentares e movimentos sociais.

Haverá mesas dedicadas também aos temas das fundações de estudos teóricos e escolas de capacitação de militantes; soberania nacional e descolonização; migrações; segurança e narcotráfico, defesa e questão racial.

O Foro de São Paulo é a principal articulação de partidos de esquerda da América Latina e do Caribe. Criado em 1990, coordena as posições das forças de esquerda na região com caráter democrático, popular e anti-imperialista.


Fonte: http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/internacional-1/foro-de-sao-paulo:-mais-de-50-partidos-participam-de-encontro-em-managua-62411.html

Nenhum comentário: