quarta-feira, 25 de maio de 2011

Programa ‘Brasil sem Miséria’ terá estímulo ao microcrédito orientado

Vencedor do Nobel e vice-presidente do BB se reuniram com Dilma. Foco será empréstimo com serviço de orientação a pessoa de baixa renda.


Uma das linhas de atuação do programa “Brasil sem Miséria”, que será lançado pela presidente Dilma Rousseff nos próximos dias, é o estímulo ao microcrédito orientado, informou nesta quarta-feira (24) o vice-presidente da área de gestão de pessoas do Banco do Brasil, Robson Rocha.

Dilma se reuniu na noite desta quarta com Rocha e o vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2006, Muhammad Yunus, fundador de um banco em Bangladesh voltado ao oferecimento de microcrédito.

“O que existe hoje é o microcrédito de consumo. Ou seja, sem nenhuma orientação para o tomador do crédito. A proposta da presidente Dilma é que os bancos possam transformar ou ampliar esse microcrédito hoje concentrado no consumo e que ele possa se transformar em microcrédito orientado. Portanto, o tomador terá orientação ao tomar o crédito”, afirmou Robson Rocha.

O objetivo, segundo o vice-presidente, é transformar o dinheiro emprestado em consumo consciente e sustentável, como para a compra de casa própria por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo Muhammad Yunos, Dilma deu a entender que está insatisfeita com os juros para o microcrédito. Ele afirmou irá analisar se é possível reduzir as taxas e ampliar o financiamento a pessoas de baixa renda no Brasil. Yunos foi convidado por Dilma a prestar consultoria sobre o assunto. Na sexta, ele se reunirá com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e com o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Yunos, por sua vez, disse ter convidado a presidente para participar de uma conferência internacional sobe negócios sustentáveis, em 10 de novembro em Viena, na Áustria. Segundo o prêmio Nobel da Paz, Dilma aceitou o convite.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/programa-brasil-sem-miseria-tera-estimulo-ao-microcredito-orientado.html

Nenhum comentário: