quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pré-sal ajudará a preservar Amazônia

Muito legal a matéria do jornal Brasil Econômico com as declarações do presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tomalsquim, de que o gás natural associado ao petróleo que será retirado das áreas de acumulação do pré-sal vai permitir, senão o cancelamento, pelo menos o adiamento da necessidade de explorar outras áreas de potencial de geração de energia elétrica na Amazônia, segundo decidiu o Conselho Nacional de Política Energética.

Com isso, ficam “na geladeira” cinco projetos de construção de usinas ao longo do curso do Rio Xingu, no Pará.

Quando a gente fala que petróleo é energia suja – e é mesmo – a gente tem de lembrar que, junto com ele, vem o gás, que é o combustível menos poluidor. Aí está um exemplo do que a gente fala quando diz que o assunto petróleo não pode ser tratado superficialmente do ponto de vista ambiental. Primeiro, porque ele é ainda é a chave de poder econômico. Depois, porque a pressão por energia, quando a gente tem diversidade de fontes, pode ser enfrentada com mais racionalidade.

E, sobretudo, usando os recursos do petróleo para ampliar e desenvolver o aproveitamento das energias da biomassa, do vento e do sol, que não agridem o planeta.


Fonte: http://www.tijolaco.com/

Nenhum comentário: