Stanley Burburinho: José Serra adere à blogosfera
Por Luiz Carlos Azenha
Stanley Burburinho é hoje muito mais influente que muito deputado brasileiro.
O incansável Burburinho, que não conheço pessoalmente, é um leitor ávido da blogosfera.
Tornou-se, como muitos comentaristas deste e de outros sites e blogs, um “polinizador”.
Lê, pesquisa e faz um trabalho que antes era o de editor de jornais: contextualiza as informações. Em seguida, dissemina via e-mail.
Seu relato mais recente anuncia que o ex-governador José Serra aderiu à blogosfera, com um site carregado de críticas ao governo (aqui).
Eu sempre disse, aos colegas blogueiros e internautas, que a maquinaria digital à disposição de qualquer pessoa é apenas isso: maquinaria digital. Insípida, inodora e incolor.
O que adianta ter seguidores no twitter, milhões de amigos nas redes sociais e um blog muito acessado se você não tem ideias?
“É a produção de conteúdo, estúpido!”, diria nos dias de hoje o James Carville, marqueteiro de Bill Clinton.
Os deputados Domingos Dutra, dr. Rosinha, Protógenes Queiroz, Emiliano José e Brizola Neto e as deputadas Jandira Feghali e Manuela D’Avila, o ex-governador Anthony Garotinho e o ex-prefeito Cesar Maia descobriram muito antes que outros a importância de uma interlocução direta com os eleitores. São “produtores de conteúdo”. Trocando em miúdos, enriquecem os seus mandatos com a produção de textos a respeito das matérias de que tratam no Parlamento. Quem não tem mandato, continua influindo no debate e em contato com futuros eleitores.
[Como exemplo, leia este texto do deputado Emiliano José. Mesmo que você não concordar com o conteúdo, é didático, direto ao ponto, excelente para disseminar na blogosfera]
Hoje, com as redes sociais bombando, um texto de um deputado que se torne “viral” é lido muito mais vezes que um texto impresso do mesmo deputado publicado em um dos grandes jornais brasileiros. Primeiro, porque a blogosfera é dinâmica: os próprios leitores, como o Stanley Burburinho, se encarregam de disseminar os textos que julgam interessantes. Via twitter, orkut, facebook…
Volta e meio, quando estou na moderação do Viomundo, aprovo comentários em textos publicados pelo blog muito tempo antes. É o tal do “gugle”, como resumiu um senhor que entrevistei em um telecentro de São Paulo, maravilhado com a recém-descoberta.
O leitor busca informações a respeito de uma questão específica e, através do Google, vem parar em um texto antigo.
Essa dinâmica não existe nos jornais, a não ser que algum leitor empilhe um arquivo imenso de edições impressas em um cômodo de casa. Impraticável.
José Serra, blogueiro. Limpo, com certeza, mas blogueiro.
Fonte: http://www.viomundo.com.br/politica/stanley-burburinho-jose-serra-adere-a-blogosfera.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário