Em reunião com lideranças petistas sobre a reforma política, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu maior participação das mulheres, negros e índios no processo. A ideia é buscar acordo com os partidos e envolver os movimentos sociais e a sociedade no debate. Lula defendeu também a realização de seminários e um congresso internacional para discutir experiências de outros países sobre o sistema eleitoral. Como presidente de honra do PT, Lula deverá conversar com agentes políticos e reforçou que um dos pontos principais deve ser o financiamento público das campanhas.
Na reunião, que aconteceu nesta segunda-feira (18) em São Paulo, os dirigentes, parlamentares, e o ex-presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, alguns pontos começaram a ser acordados no âmbito partidário, quanto a Reforma Política, em trâmite no Congresso Nacional. Segundo a assessoria do líder do PT no Senado, Humberto Costa, via twitter, ficou acordado que no dia 20 de maio devem ser concluídas as propostas, projetos de lei e projetos de emenda à constituição sobre a Reforma Política. Numa avaliação dos trabalhos no Congresso, o senador Humberto Costa afirmou que os resultados da comissão da reforma política foram favoráveis ao financiamento público, sistema proporcional com lista fechada e fidelidade partidária. Já o secretário geral do PT, Elói Pietá, comentou que as linhas da reforma politica seguem as propostas aprovadas durante o terceiro congresso nacional do PT. Na reunião, o senador Wellington Dias (PT/PI) disse ser favorável a decisão de se acabar com os suplentes de senador. (Ricardo Weg – Portal do PT)
Fonte: http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/institucional-3/reforma-politica:-lula-quer-debate-com-a-sociedade-56341.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário