terça-feira, 19 de abril de 2011

Jornalista da Globo causa constrangimento a diplomacia brasileira

Por Leno Miranda


O Jornalista da Globo News - que pertence a Rede Globo de televisão –, Caio Blinder, fez na semana passada comentários preconceituosos sobre mulheres árabes. Na verdade ele se referiu a mulheres de destaque - a exemplo da Rainha da Jordania -, mas o comentário acabou atingindo não só a comunidade de mulheres árabes, mas as mulheres em geral.

Se o jornalista discorda da postura política delas, que fizesse comentários relacionados a esse tema. Mas chamar mulheres de “piranhas” não tem ligação alguma com a postura política de quem quer que seja. É sim um ato machista, que inferioriza as mulheres e por conseguinte extremamente inadequado.

É uma vergonha termos formadores de opinião que ainda se comportem dessa forma. Isso só reforça a onda de conservadorismo que tenta se tornar hegemônica no mundo – e que aqui no Brasil apareceu com muita força na eleição presidencial de 2010.

Posturas como essa tem que ser denunciadas e repudiadas. Parabéns a Record pela coragem de tratar desse tema, que mostra falhas absurdas da Rede de Comunicação (Globo) que se construiu apoiando a ditadura militar brasileira, e é porta voz da classe dominante – que é muito conservadora e (falso)moralista.

Segue o vídeo da reportagem da Tv Record sobre o tema:

http://www.youtube.com/watch?v=AAuGJB2OvKo&feature=player_embedded#at=15

Nenhum comentário: