quinta-feira, 10 de março de 2011

Uma pequena homenagem, atrasada mas com muito prazer, as Mulheres

Hoje é dia 10 de março de 2011. Estou atrasado 2 dias para prestar uma homenagem às mulheres pela sua data internacional – 8 de março. Porém, a faço mesmo assim, acreditando que todos os dias são importantes para demonstrar nosso amor e admiração por alguém, mesmo que as vezes os nossos afazeres, o corre-corre do dia a dia, o stress, ou até o esquecimento, nos faça passar por cima de datas tão importantes.

Queria dedicar esse pequeno texto a minha esposa e companheira, a minha irmã, a minhas tias, a minhas amigas e companheiras de luta, familiares, sogra, cunhadas, etc. Mas na verdade, a verdadeira homenageada, a pessoa que vai representar todas elas, é a minha mãe.

Dia 08, também é o aniversário dela, e infelizmente não consegui falar com ela ainda. Passamos carnaval, e dia 08 foi terça de carnaval, em lugares diferentes, mas sempre com uma sintonia única que nos une.

Sem ela eu não estaria aqui, pois foi ela que me geriu, me nutriu, sonhou comigo e embalou meus sonhos, coçando minha cabeça debruçada sobre seu colo, numa conversa amiga e em conselhos, ou em silêncio, que por mais que eu não concordasse, sempre foram definitivos para a minha formação. Ela foi e continua sendo a pessoa que não dorme enquanto eu não chego em casa; a pessoa que não esquece de pedir pelos filhos e filha ao bom Deus e a virgem Maria todos os dias; é a pessoa que dedicou sua vida toda a nós, com um instinto maternal fora do comum; é a pessoa mais rica de amor, de bondade no coração, de honestidade e de fé que eu conheço. Tem toda uma simplicidade que é dotada de uma complexa acumulação de experiências que a vida lhe porporcionou. E tem também toda uma disposição, uma resistência e uma fortaleza, que engana quem vê aquela pessoa tão meiga, sorridente, prestativa, e que sempre acredita que algo melhor vai acontecer, e faz de tudo pra que só aconteça o melhor para os filhos. Teimosa e as vezes braba, mas é emotiva, fofa, e com uma sabedoria que sempre te faz confiar nela. É tanta coisa... é mãe, é amiga, é mulher, é sonhadora, é batalhadora... é tanta coisa... é minha referencia... É a minha mãe!

Minha mãe é isso. Acho que ela tem um pouco de todas as mulheres e todas as mulheres tem um pouco dela. Por mais que não tenha sido feliz na homenagem, esta é uma forma de dizer, e até desabafar, sobre o quanto eu a amo, sinto saudade dela, me preocupo com ela – todos os dias da minha vida – , o quanto ela é importante pra mim, e o quanto ela me faz feliz.

A benção minha mãe!!!

E que Deus abençoe todas as mulheres!!! Vocês são muito importantes e tem um poder e uma capacidade fora do comum!!!

Hilheno Oliveiral Miranda (Leno Miranda)

Aproveito e deixo aqui os vídeos do Documentário “Muito prazer, Mulheres do PT!”, que foi feito pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, para homenagear as mulheres que ajudaram na construção do partido e a construir debates e ações que feministas e libertárias no país.

Nenhum comentário: