terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Hamas rejeita convocação de eleição palestina anunciada pela ANP

A Autoridade Nacional Palestina (ANP) convocou nesta terça-feira (08/02) eleições municipais em todo o território para o dia 9 de julho. A disputa ocorrerá um ano depois da data inicialmente prevista. Em julho de 2010, foi adiada no ano passado. Entretanto, é pouco provável que o pleito ocorra na Faixa de Gaza, região controlada pelo movimento islâmico Hamas.

O Hamas já declarou que não organizará a votação em Gaza, por considerar que ela só servirá para fragmentar ainda mais a unidade palestina. "O Hamas rejeita a decisão da ANP de realizar eleições sob as atuais circunstâncias", disse um dos principais líderes do movimento, Mushir Al-Masri, em referência à crise política interna vivida pelos palestinos.
O movimento venceu as últimas eleições legislativas realizadas em território palestino em 2006, mas entrou em conflito com a ANP. Como resultado, o Hamas passou a controlar a Faixa de Gaza, enquanto ANP, através do presidente palestino Mahmoud Abbas, governa a Cisjordânia e representa os palestinos nas negociações internacionais.

Para Al-Masri, seria preciso esperar que os esforços de reconciliação entre os dois grupos, infrutíferos há anos, cheguem a bom termo antes de convocar um novo pleito. "As eleições nunca serão realizadas em Gaza com a atual situação. Primeiro tem que acabar a divisão", assinalou o dirigente islamita em comunicado à imprensa.

Al-Masri ressaltou também que esta convocação de eleições locais é "tão ilegal como o governo de Salam Fayyad [primeiro-ministro da ANP]", instaurado em 2007 por Abbas.

O Hamas contesta a legitimidade de Abbas, argumentando que o mandato do presidente palestino expirou em janeiro de 2010. De lá para cá, o movimento islâmico radical boicotou as eleições presidenciais e as legislativas previstas no ano passado.

As últimas eleições municipais foram realizadas em 2005, ano também da última eleição presidencial vencida por Abbas.


Fonte: http://operamundi.uol.com.br/noticias/HAMAS+REJEITA+CONVOCACAO+DE+ELEICAO+PALESTINA+ANUNCIADA+PELA+ANP_9492.shtml

Nenhum comentário: