domingo, 30 de janeiro de 2011

ElBaradei condena EUA por apoio a Mubarak

Domingo, 30 de janeiro de 2011 - 14h54 Última atualização, 30/01/2011 - 15h02

ElBaradei condena EUA por apoio a Mubarak

Foto: Marco Longari/AFPZoomO Egito chegou no domingo ao sexto dia de protestos

O Egito chegou no domingo ao sexto dia de protestos

Da Redação, com AFP

mundo@eband.com.br

O opositor egípcio Mohamed ElBaradei acusou os Estados Unidos de defenderem a democratização do Egito ao mesmo tempo em que apoiam o presidente Hosni Mubarak, no poder há três décadas.

ElBaradei foi chefe da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e ganhou o prêmio Nobel da Paz. Ele foi escolhido pela Coalizão Nacional pela Mudança, que agrupa movimentos contrários ao governo,para negociar com a administração.

Segundo ele, "o governo americano não pode pedir ao povo egípcio que acredite que um ditador que está no poder há 30 anos será aquele que vai instalar a democracia no Egito". Em entrevista à rede americana CBS, ElBaradei disse que os EUA precisam se colocar claramente ao lado dos manifestantes e alertou: “vocês estão perdendo a credibilidade dia após dia”.

Às 18h30 locais (14h30 de Brasília), o ativista se juntou a manifestantes na praça Tahrir, no Cairo, onde se concentram as manifestações, que chegaram ao sexto dia e paralisaram o país. Duras horas após o início do toque de recolher, ele disse que o povo não pode voltar atrás no que começou.

Ainda neste domingo, Hillary Clinton, chefe da diplomacia americana defendeu uma "transição organizada" do poder do país, afirmando que Hosni Mubarak não fez o suficiente pela democracia.

Em entrevista ao canal americano ABC, ela disse não considerar que asmudanças propostas por Mubarak são suficientes. "É apenas o começo do que deve acontecer, um processo que leve a medidas concretas para culminar com as reformas democráticas e econômicas que temos pedido, e das quais o próprio presidente Mubarak falou em seu discurso (de sexta-feira)", acrescentou.

Apesar disso, o governo de Barack Obama não deve suspende a ajuda financeira que dá ao Egito, cerca de 1,3 bilhão de dólares em auxílio militar.




Fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/mundo/conteudo.asp?ID=100000394680

Nenhum comentário: