De acordo com o professor e coordenador do curso de Gestão Financeira da FGV (Fundação Getulio Vargas), Ricardo Teixeira, a resposta para a pergunta acima depende da renda do consumidor.

Para quem compra produtos importados, por exemplo, a desvalorização do dólar é benéfica porque facilita aos comerciantes a compra de tais produtos e a revenda dos mesmos a preços competitivos no Brasil.

“O consumidor deve acompanhar os preços do varejo. Porém, para o consumidor médio é interessante acompanhar a movimentação do dólar que interfere nos preços de produtos importados, como os calçados e os têxteis vindos de alguns países do oriente”, diz.

Pontos negativos

O professor de economia da Trevisan Escola de Negócios, Alcides Leite, concorda e acrescenta que quem compra aparelhos eletroeletrônicos também pode se beneficiar da desvalorização do dólar.

Isso porque os componentes e insumos de alguns aparelhos eletroeletrônicos são importados, como os de televisores e celulares.

Por outro lado, a desvalorização do dólar frente ao real não tem apenas pontos positivos. A concorrência com produtos do exterior pode prejudicar as empresas nacionais, o que, a longo prazo, explica Leite, pode gerar perda de emprego e até a falência de algumas companhias.

Por que o dólar caiu?

No geral, explicam os professores, o dólar registra alta ou queda conforme a oferta e a procura pela moeda.

Atualmente, há mais oferta do que demanda, o que faz com que a moeda norte-americana se desvalorize frente ao real. Entre os motivos que levam a maior oferta da moeda estrangeira no Brasi, o professor da Trevisan destaca os juros altos, que atrai investidores estrangeiros e a balança comercial positiva.

Além disso, acrescenta Teixeira, a crise nos Estados Unidos também contribuiu para a desvalorização do dólar.


Fonte: http://dinheiro.br.msn.com/suascontas/artigo.aspx?page=0&cp-documentid=27143568