quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Governo quer participação social como política de estado

Planalto quer participação social como política de Estado até 2014


Por André Barrocal

BRASÍLIA – A Secretaria Geral da Presidência pretende transformar em política de Estado até 2014, último ano do governo Dilma Rousseff, o processo de participação social na construção de políticas públicas. Para isso, vai elaborar projeto de lei com uma proposta de Política Nacional de Participação Social para ser operado por um Sistema Nacional de Participação Social, rede que interligaria órgãos federais, estaduais e municipais.


O primeiro passo para a elaboração do projeto foi dado com a realização de um seminário inédito no qual a Secretaria discutiu o tema com cerca de 350 representantes de movimentos sociais. Por dois dias, os movimentos apresentaram a visão deles e uma série de sugestões sobre como deveria ser o sistema.

Eles defendem, por exemplo, que a participação chegue a áreas sensíveis, como a política econômica; cotas orçamentárias para programas propostos pela sociedade; estímulo a adesão das pessoas ao sistema, inclusive com financiamento; e que os próprios gestores, às vezes de perfil burocratizado, sejam capacitados para entender e aceitar a participação social.

Agora, a Secretaria Geral vai pegar as contribuições e fazer uma espécie de depuração entre o que seria viável – técnica e politicamente -, para, depois, negociar com os movimentos aquilo que foi selecionado. Não há prazo para que isso ocorra, apenas o desejo de que uma lei possa ser aprovada pelo Congresso até 2014. “Queremos que, no futuro, nenhuma política pública deixe de ter participação da sociedade”, disse a coordenadora do seminário, Lígia Alves Pereira.

Os movimentos gostaram do seminário e apoiam o objetivo, assumido no encontro pelo ministro chefe da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho, de que a participação social vire política de Estado. “O cidadão vai recupar a capacidade de influenciar a política pública”, disse Henrique Parra Parra Filho, do fórum de debate político na internet Cidade Democrática, resumindo o sentimento geral.

O secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, ficou satisfeito com a receptividade dos militantes sociais, que puderam dizer que sentem e pensam, mesmo que nem sempre haja convergência com o que o governo pretende ou pode fazer. “O grande desafio agora é dar capilaridade a essa participação social até o poder local”, afirmou.

Ao converter a participação social em política de Estados, a Secretaria Geral tentará tornar estados e prefeituras mais permeáveis aos movimentos. Para os militantes, a porosidade federal não se repete no resto da administração pública.

Nenhum comentário: