Foto: Raíza Rocha/ADUNEB

Professores e estudantes seguem ocupando a galeria de ex – Presidentes da Assembleia Legislativa da Bahia. A ocupação teve início na terça (31) com o objetivo de alertar a população para a situação precária das universidades e pressionar o governo a atender a pauta de reivindicação das categorias. A desocupação será avaliada, novamente, na segunda-feira, após Mesa de Negociação com o Governo, agendada para o dia 06/06, às 17h, na Secretaria de Educação.

A reabertura das negociações, suspensa pelo governo no dia 27 de maio, foi fruto da pressão exercida pelos professores e estudantes. A nova negociação foi agendada após 03 dias de ocupação da Assembleia Legislativa e da realização de um ato em frente à Fundação Luís Eduardo Magalhães, na sexta-feira (03), onde o Governador participava de evento oficial.

A reunião de Negociação foi confirmada, na tarde de sexta-feira (03), no encontro dos professores e estudantes com o Secretário de Administração, Manoel Vitório. Na Mesa, será discutida uma proposta de intermediação dos Reitores das Universidades Estaduais da Bahia sobre o Acordo Salarial e um calendário de discussões sobre o Decreto 12.583/11.

Apesar da confirmação de nova data de negociação, o movimento continuará ocupando na Assembleia Legislativa, pois não é possível mais confiar neste Governo. A reunião com Manoel Vitório não significou nenhum avanço nas negociações e só com mobilização é possível chegar ao fim do impasse imposto pelo governo. Durante todo o ano de 2010 e até o momento, o governo tem agendado reuniões que pouco avançam em uma solução para os problemas enfrentados pelas Universidades.

Durante o final de semana, atividades culturais e discussões sobre o papel das Universidades Estaduais na Bahia foram realizadas como parte da programação da ocupação.

Ato do movimento grevista nesta segunda

Na manhã de sábado (04), os professores, acampados na galeria de ex – Presidentes da ALBA, encaminharam a realização de uma grande passeata da Assembleia Legislativa à Secretaria de Educação, a partir das 15h. O objetivo da passeata é exercer pressão durante a Mesa de Negociação com o governo que ocorrerá, às 17h, na SEC.

A reunião de Negociação foi confirmada, na tarde desta sexta-feira (03), no encontro dos professores e estudantes com o Secretário de Administração, Manoel Vitório. Na Mesa, será discutida uma proposta de intermediação dos Reitores das Universidades Estaduais da Bahia sobre o Acordo Salarial e um calendário de discussões sobre o Decreto 12.583/11.

Fonte: Ascom ADUNEB